RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA E A GESTÃO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
- Fogtec Ambiental
- 3 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O descarte inadequado de resíduos tem produzido passivos ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Os resíduos dos serviços de saúde (RSS) se inserem dentro desta problemática e vêm assumindo grande importância nos últimos anos (ANVISA, 2006).

Os estabelecimentos de saúde vêm sofrendo uma enorme evolução no que diz respeito ao desenvolvimento da ciência médica, com o incremento de novas tecnologias incorporadas aos métodos de diagnósticos e tratamento. Resultado deste processo é a geração de novos materiais, substâncias e equipamentos, com presença de componentes mais complexos e muitas vezes mais perigosos para o homem que os manuseia, e ao meio ambiente que os recebe.
Os RSS representam um potencial de risco em duas situações: a) para a saúde ocupacional de quem manipula esse tipo de resíduo, seja o pessoal ligado à assistência médica ou médico-veterinária, seja o pessoal ligado ao setor de limpeza e manutenção; b) para o meio ambiente, como decorrência da destinação inadequada de qualquer tipo de resíduo, alterando as características do meio.
Dentro dessa temática, enfatizamos que, de acordo com a RDC Nº 222, de 28 de março de 2018 da Anvisa, os estabelecimentos de serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os RSS por eles gerados, cabendo aos órgãos públicos, dentro de suas competências, a gestão, regulamentação e Fiscalização.
Contudo, também enfatizamos que, pelo princípio da responsabilidade compartilhada, ela se estende a outros atores: ao poder público e às empresas de coleta, tratamento e disposição final. E é nesse princípio que se insere a Fogtec Ambiental, a qual proporciona suporte técnico aos geradores de resíduos de serviços de saúde, o que envolve o correto manuseio, a gestão adequada de acordo normas técnicas vigentes, para eficiente e eficaz coleta, transporte e, posteriormente a destinação.
Esse assunto foi interessante para você? Compartilhe conosco a sua opinião.
Comentarios